Carta de uma Brasileira
De:
[Tienes que estar registrado y conectado para ver este vínculo] en nombre de Márcia Hels (marciahels@bol.com.br)
Enviado: miércoles, 13 de mayo de 2009 3:30:27
Para: Marife - Fibroamigosunidos (marifeantunha@hotmail.com)
1 archivo adjunto
Assinatur...gif (22,3 KB)
Ao Excelentíssimo Sr. _____________________,
Meu nome é Márcia Helena da Silva, tenho 43 anos, moro em Resende/RJ, sou casada e tenho filhos. Trabalhei durante 12 anos como funcionária pública, sendo Professora primária, atualmente trabalhava como Enfermeira. Por motivo de saúde, tive que me afastar do trabalho.
Sou portadora de fibromialgia, uma síndrome muito dolorosa, com vários sintomas que tornam incapacitada para tudo, para os menores atos, como por ex: pentear o cabelo. Não consigo mais ser esposa, ser dona de casa, ser mãe. É desesperador, porque basicamente não tem tratamento, sem trabalhar não tenho dinheiro para os medicamentos, que inclusive são caros. O INSS não dá licença para portador de fibromialgia porque ainda não reconhecem essa doença como crônica.
Os portadores de doenças crônicas como, câncer, artrite reumatóide, lúpus, AIDS e outras tem seus direitos reconhecidos e eu tenho ciência de quais são esses direitos. Por que o portador de fibromialgia não pode ter os mesmos direitos? Por que fibromialgia ainda não foi reconhecida como uma doença crônica? Já foi reconhecida mundialmente como uma doença, com isso tendo seu CID definido, fazendo parte das doenças ósteomusculares=reumatismo das partes moles. O que precisa mais para que fibromialgia seja reconhecida como doença crônica, que mais suicídios aconteçam, como conhecemos alguns casos, de portadores que não suportam as dores, todos os males que acompanham essa síndrome, o descaso total de autoridades e sociedade em geral. Isso tudo porque nos hospitais e postos de saúde da rede pública somos tratados com descaso, como se tivéssemos inventando a doença.
Todos nós gostaríamos de estar trabalhando, cuidando de nossas casas, filhos e não podemos, vivemos em cima de uma cama, aliás esse foi o motivo de só agora, 21:24 da noite eu estar conseguindo enviar esse e-mail, porque só agora consegui ser mais forte que a dor e sair da cama para estar aqui tentando mostrar aos políticos do meu país qual é a minha situação, qual é a situação de milhares de brasileiros.
Eu sou brasileira, filha deste país, trabalhei na construção do país na formação de novos brasileiros, pago meus impostos e principalmente “amo minha nação”, não posso ser ignorada numa situação tão delicada e dolorosa. Só a dor física e emocional já é extrema, não posso conviver com a dor de saber que meu país não se importa com a situação que vivo. Eu acredito, “eu preciso acreditar” que serei enxergada, não por favores, mas por direitos, de um país que amo e que preciso sentir que pelo menos enxerga que vivo uma doença crônica e com isso eu tenha os mesmos direitos que outros doentes que já tem sua doença reconhecida.
Hoje é o Dia Internacional de Fibromialgia e preciso acreditar que vou ter o que comemorar no próximo dia 12 de maio.
Eu agradeço toda atenção e creio que serei ouvida, que será tomada providências, porque estou falando com autoridades do meu país, não sou uma estranha, como filha do Brasil.
Envio abaixo uma pequena matéria sobre Fibromialgia para que entendam do que estou falando.
Sinais e Sintomas da Fibromialgia
* Dores musculares crônicas, difusas, espalhadas pelo corpo todo, como se fosse uma 'dor turista', dores articulares, dores do tipo cardíaco, fadiga/ cansaço extremo (em especial pela manhã), distúrbios do sono (insônia), sono não reparador, cefaléia (dor de cabeça) tensional, enxaqueca (hemi-craniana) só atinge metade da cabeça, formigamento, sensibilidade ao frio, tensão pré menstrual, dismenorréia (cólica menstrual), irritabilidade, ansiedade, depressão, distimia, dores da ATM (articulação têmporo-mandibular),falta de disposição e energia, distúrbios emocionais e psicológicos, bruxismo, sintomas compatíveis com Síndrome do Pânico, déficit de memória, desatenção, olho seco, boca seca, rigidez generalizada do corpo, ao se levantar de manhã, inchação nas mãos e nos pés, falta de energia.
* Fenômeno de Raynaud (dedos arroxeados em ambientes frios).
* Síndrome das Pernas Inquietas (movimento involuntário das pernas durante o sono).
* Síndrome do Intestino Irritável (dor abdominal, constipação, diarréia, distensão abdominal, flatulência).
* Síndrome Ureteral: os pacientes queixam-se de aumento da freqüência para urinar, na ausência de infecção urinária, síncope neuro-cardiogênica, sonolência diurna, vertigem/tontura, palpitação, sensibilidade a alguns alimentos e medicações, alodinia (dor resultante de estímulo que não seria doloroso), disestesias (sensação desagradável que varia desde amortecimento até agulhadas sentida nas extremidades), zumbidos, transtornos cognitivos, com lacunas mentais, confusões momentâneas para falar. Já foi comprovado que o fluxo sanguíneo cerebral de um portador de fibromialgia é deficiente. Somos sensíveis ao calor, ao frio, ao stress, ao cansaço, a dor... porque nascemos com uma deficiência no cérebro. Que segundo os cientistas trata-se de um déficit neuroquímico. Nosso corpo não fabrica as substâncias necessárias para dosar/modular a dor. Como a serotonina por exemplo. Assim, até um corte no dedo é mais doloroso para nós. Nosso sistema imunológico também é afetado. Nosso sistema digestivo também é abalado. Perdemos nossa referência. Dor 24 horas, medicamentos ao longo do dia para amenizar, exercícios que ajudam, mas que poucos agüentam fazê-los.
Resende, 12 de maio de 2009
MÁRCIA, UMA BRASILEIRA
Minhas amigas e amigos, eu sei o qto eles ignoram e-mails, cartas ou qualquer tipo de contato, mas acho que tem que ser assim, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Um dia, no futuro, cantaremos vitória, pq todos que já conseguiram o reconhecimento de suas doenças, também foi assim, depois de muito tempo conseguiram vencer pelo cansaço, e creio nisso, também conseguiremos. Vou enviar minha carta também à programas de televisão, ana Maria Braga, Record, etc..., pq atirando p/ vários lados, um alvo conseguiremos acertar, se não for dessa vez, será de outra, mas quietos em nossas camas não conseguiremos nada. Beijos e boa noite.
--
Visite BLOG DA MA
[Tienes que estar registrado y conectado para ver este vínculo]Visite Comunidade Orkut
Síndrome de Fadiga Crônica
[Tienes que estar registrado y conectado para ver este vínculo]Deus te abençoe
Beijo no coração